terça-feira, 28 de julho de 2009

BALIZA VITOR DAMAS



É com enorme orgulho que recebemos a noticia que a baliza sul do Estádio José Alvalade, aquela que tem atrás de si a Juventude Leonina, foi baptizada de Baliza VITOR DAMAS, naquela que foi uma merecida homenagem ao melhor guarda redes de todos os tempos que passou pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Segue abaixo a noticia publicada no site do SPORTING:

«Leões» assistiram a um momento de sportinguismo puro. O Sporting entregou a baliza sul do Estádio José Alvalade, de forma perpétua, à guarda de Vítor Damas.

O Sporting Clube de Portugal, nas pessoas de José Eduardo Bettencourt (presidente do Conselho Directivo), Eugénio Dias Ferreira (presidente da mesa da Assembleia Geral) e Agostinho Abade (presidente do Conselho Fiscal) levaram a cabo uma bonita homenagem ao antigo guarda-redes «leonino», Vítor Damas, no relvado do Estádio José Alvalade. A cerimónia consistiu em baptizar a Baliza Sul de Vítor Damas, o guarda-redes que mais vezes representou o Sporting, efectuando 743 jogos entre 1955 e 1988.

Damas esteve representado pela sua família: A esposa Doroteia Damas, os filhos, Ana Rita Oliveira e Vítor Damas, o irmão Miguel Damas, a nora Elsa, o sobrinho Miguel, os netinhos António, Vítor, Guilherme, Afonso e Carolina e a sobrinha neta Matilde.

Foi um momento de grande emoção. Para José Eduardo Bettencourt que disse crescer a aplaudir o grande guarda-redes e para a família porque considerou que Vítor Damas mereceu esta sentida homenagem.

José Eduardo Bettencourt começou por dizer que foi "Este foi um momento muito importante e de grande simbolismo para o Sporting. Tivemos grandes guarda-redes, como o Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, mas o Damas foi aquele que mais vezes defendeu as balizas do Sporting. Ele trouxe muitos sportinguistas para a nossa família. Muitos tornaram-se sportinguistas porque o idolatravam. Portanto, a baliza do topo sul, a partir deste dia, passa a chamar-se Vítor Damas".

O dirigente contou ainda que "até hoje não houve ninguém que fizesse mais de 700 jogos pelo Sporting. Vítor Damas conquistou dois campeonatos nacionais e três Taças de Portugal. A sua dedicação e devoção ao Sporting marcou-me bastante. Tive a sorte de o ver jogar e admirava-o bastante. Onde ele estiver, estará certamente a fazer uma força para que as bolas não entrem na nossa baliza. Ele vai estar sempre ao lado dos nossos guarda-redes".

A representar o pai, Ana Rita Oliveira disse "ser uma homenagem emocionante. O meu pai esteve na inauguração deste Estádio, já muito doente, e também esteve na despedida do velhinho Estádio. Ele adorava o Sporting, ensinou-nos a ser sportinguistas. Sei também o que a minha mãe sofreu e torceu por ele quando o via na baliza. Portanto, ele merece esta bonita homenagem, tal qual os sportinguistas que sempre o adoraram. A nossa família está feliz. Somos todos sportinguistas e, claro, que é muito bom saber que o Sporting tem uma baliza com o nome do meu pai".

fonte: http://www.sporting.pt/

ETERNO VITOR DAMAS, OBRIGADO POR TUDO!